Entre 80 e 85 mil reais temos uma série de opções para compra. Desde sedãs zero km, como Honda City e VW Virtus até SUVs compactos como Renegade, Kicks ou Creta, por exemplo. E nesta seara se encaixam carros queridinhos como Polo e Fit.
A questão fundamental é: Precisa de espaço, não abre mão da dinâmica e do prazer em dirigir mas não se importa com a falta de alguns mimos? Então uma perua é sua cara! Costumo dizer que as peruas tem o público certo. Não são carros para as massas. São carros pra quem faz compras técnicas, racionais, balanceadas sem deixar a emoção ao dirigir de lado.
Esta da foto é uma VW Golf Variant Confortline 2016 e é comercializada em torno de R$ 75.000,00. Para resumir, é um Golf com benefícios. E ser um Golf já significa ter muitos benefícios.
O motor é 1.4 TSI com 140 cv e o câmbio é o DSG7 com sete velocidades e opção de trocas manuais. Isso garante a diversão. Em minha opinião este é o conjunto mais balanceado das famílias Golf/Jetta/A3. Eles são, na verdade, mais adequados ao uso de um pai de família. Mais econômico e com torque de sobra para a maioria das situações o conjunto não deixa a desejar de forma alguma.
Produzida na Alemanha, a perua mantém a excelente suspensão traseira multi-link e este exemplar das fotos tem os bancos em tecido, que são minha preferência.
Do ponto de vista de manutenção, nada assustador. Veículos bem robustos e com bastante disponibilidade de peças aqui em Curitiba. Ficam como pontos de atenção apenas os custos de algumas peças, como amortecedores e coxins da suspensão traseira, a troca da correia dentada, que por ser demorada, custa mais que em carros populares e as unidades até 2015 tem histórico de problemas no câmbio DSG7, que apresentam problemas na mecatrônica em algumas unidades. A VW trabalhou muito na solução destes problemas e carros mais recentes já não sofrem mais destes males.
Sim, é claro que eu teria uma perua como esta. Esta unidade em particular é a minha cara: Simples, racional, sem excessos e na cor preta, que lhe cai muito bem.